19 de mai. de 2010

Mão na roda

Como pude viver sem o Diigo? Instalei o programa e achei o resultado muito bom. Diigo é uma rede social que permite salvar sites, marcar textos e socializar esses resultados com quem a gente quiser. Ferramenta daquelas que mostram o futuro da web rumo a plataformas acessíveis, colaborativas e que ajudem o internauta a organizar a enorme massa de informações que habita na web.

Shareaholic

O Shareaholic facilita a organização de quem faz pesquisas na internet. Com um clique é possível acessar mais de 100 links disponíveis no programa. Fácil de usar e muito amigável. O programa facilita o compartilhamento e ajuda a salvar sites, e-mails, blogs e muito mais.

Metamorfoses Jornalísticas

No Fórum, conheci o professor Demétrio de Azeredo Soster, que anda fazendo um trabalho muito bacana com estudantes de Jornalismo da UNISC, em Santa Cruz do Sul (RS). Fiquei surpresa com a qualidade da produção e quem quiser conhecer pode navegar no Blog do Dê.  Demétrio lançou dois livros (organizados com Ângela Felippi e Fabiana Piccinin:. Metamorfoses Jornalísticas 1: formas, processos e sistemas e Metamorfoses Jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Já estão na estante e na fila de leitura.

Primeiro evento

Depois de muito tempo, voltei à faculdade na qual me formei para apresentar o projeto de pesquisa. Em abril, estive no Recife participando do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Como meu trabalho foi selecionado para o GT de Extensão, alguns professores questionaram a razão da minha presença naquele grupo. Só por aí já valeu a ida, pois foi um ótimo exercício de arqugição. A ideia da coordenadora profa. Sandra de Deus, da UFRGS, foi justamente a de mostrar possibilidades de pesquisa para os professores que, geralmente, desenvolvem atividades de extensão para os alunos muito ligadas ao desenvolvimento de projetos de mídia e produtos. Vi poucos trabalhos no Fórum ligados ao meio digital.  

A turma de 2009

Nesse percurso que começo, agradeço – e como! – às coordenadoras da turma 2009, Janine Miranda Cardoso e Izamara Bastos, e às professoras Kátia Lerner e Inesita Soares pelo apoio, carinho e por tudo que aprendi. E vai abaixo a lembrança dessa turma memorável, a que ocupou a sala 213 e muito viveu nos espaços da Fiocruz.


18 de mai. de 2010

Quatro anos

Ultimamente me pego ligando os três temas que quero conectar: envelhecimento, orkut e representações sociais. Muitos passos serão ainda dados. Sabedora da cobrança que vai bater na minha porta se eu não fizer o dever de casa, mais do que a coleta de fontes sobre o meu tema, tenho me preocupado em organizar informações e buscar a melhor plataforma – quais widgets podem ajudar, o que raios eu vou fazer em termos de cruzamento de informações que facilitem a investigação. Navego na web em busca de aplicativos que organizem a vida acadêmica. Frase de caminhão: “Se a estrada é longa, importa é caminhar.” Inauguro pois a caminhada com o blog da pesquisa. Vida não tão longa a ele. Que sejam quatro anos, então!